quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cidades de Papel

“Isso sempre me pareceu tão ridículo, que as pessoas pudessem querer ficar com alguém só por causa de beleza. É como escolher o cereal de manhã pela cor, e não pelo sabor."





Título: Cidades de Papel
Páginas: 368
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira



  Quentin Jacobsen sente um amor platônico pela maravilhosa vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia, digamos, ser um dia qualquer, ela invade sua vida pela janela do seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, intimando-o a fazer parte de um maluco, mas engenhoso plano de vingança. E ele, óbvio, aceita. 
  Assim que a noite espetacular com Margo acaba e um novo dia começa, Quentin vai para a escola e então descobre que a enigmática Margo sumiu e ninguém sabe
onde ela está. No entanto, ele vai encontrando pistas e começa a segui-las. Em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Quentin se aproxima de Margo, mais se distancia daquela garota que ele achava que conhecia. 



  Mais uma vez, estamos aqui falando de John Green, e como suas histórias são ótimas. A história é sobre Quentin no seu último ano da escola, que é apaixonadamente louco por sua vizinha Margo e, em sua opinião, Margo Roth Spielgelman, é a garota mais amada da escola. Eles se conhecem desde criança e sempre foram amigos, mas na escola, ela é da turminha popular e ele dos nerds/comuns. Quando tinham seus dez anos, os dois encontram um homem morto no parque, quando estavam tranquilamente andando de bicicleta. Margo tinha uma teoria que as pessoas eram feitas de fios e disse, que os fios dele haviam se arrebentado, e isso fica na cabeça de Q. por muitos anos. O tempo passa e cada um vai para um lado diferente, mas os dois lembram daquele homem.

  Anos depois, numa noite normal como todas as outras, Q. estava em seu quarto quando, uma Margo com a cara pintada e vestida de ninja invade seu quarto pela janela, convidando-o para um plano de vingança, e ele aceita. Os dois invadem o Sea World, deixam três bacalhaus de presente para alguns amigos de Margo, visitam o SunTrust e depilam a sobrancelha de Chuck. No SunTrust, os dois conseguem enxergar quase toda a cidade de papel que é Orlando. Quando chega em casa, Q percebe que aquela foi a melhor noite de sua vida.

  Entretanto, tudo muda quando Margo desaparece no dia seguinte. Não é a primeira vez, e ela sempre deixa dicas de onde foi para seus pais, seja na sopa de letrinhas ou em um comentário anônimo na internet. Depois de uns dias, o desaparecimento dela está deixando todos preocupados, e Q resolve investigar o paradeiro de Margo.

  No meio de investigações, cidades de papel e locais abandonados, o livro tem um ritmo tranquilo e conquistador, típico de nosso querido John Green. A história conquista quem a lê, e começamos a investigar o sumiço de Margo junto com o Q. As dicas nos levam a vários lugares, porém, apenas um é certo. Quentin apenas descobre onde Margo está, quando vê um comentário na internet, em uma página que fala sobre uma cidade que não há habitante algum, no comentário ela dizia que a tal cidade teria um habitante até certo dia, escrito do modo que apenas ela escrevia e que Quentin reconhecia. Ele parte em busca dela com Lacey, Ben e Radar. E claro, John Green sempre nos surpreendendo com o final. ;D

2 comentários:

  1. Meu deus como eu amo esse livro ja li ele 5 vezes e até agora não cansei muito muito bom recomendo a todos que gostam desse time de livro, eu apoio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, por comentar. É isso aí, vamos continuar incentivando à leitura todos que tenham interesse. E os que não tiverem também. ;D

      Excluir