quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vamos filosofar um pouco?

"A única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos, é a capacidade de nos admirarmos com as coisas."






   Sofia Amundsen, uma norueguesa de 14 anos. Na véspera de seu aniversário, ela passa a receber correspondências um tanto estranhas; a partir de então ela passa a fazer um curso de filosofia por correspondência, vídeos, conversas e bilhetes. Ao longo da história, ela descobre que Alberto Knox
é o autor de tal curso filosófico e, ele passa a ser o seu professor. Mas o mais estranho nessa fase da vida de Sofia não é Alberto, e nem o curso de filosofia, mas sim os cartões postais que começa a receber do Líbano, mas endereçados a uma outra pessoa chamada Hilde Knag, pessoa  esta totalmente desconhecida para Sofia. E tais cartões vão ficando, à medida que a leitura vai se passando, cada vez mais misteriosos e curiosos, parece que todos têm uma ligação com Sofia, pois, o remetente sempre citava a garota como sendo intermediária de tais correspondências.




   Ao longo que ela vai realizando o curso completo sobre filosofia, Sofia vai aprendendo sobre os pensamentos da Antiguidade Clássica, da Idade Média, da época Moderna e Contemporânea. Passando por Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Kant, Marx e até mesmo Darwin.

  E esses dois núcleos se encaixam perfeitamente: a filosofia, que Sofia aprende com o curso, e o mistério dos cartões postais. Mas como essas duas coisas podem estar associadas uma na outra? ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário